ECG 17

ECG traçado de D2 longo de uma paciente de 23 anos com síndrome alcoólica fetal. Foi submetida à correção de Defeito do Septo Atrial forma Parcial (CIA tipo Ostium primum) e troca de valva mitral aos 13 anos, evoluindo com estenose de prótese mitral de grau
importante. Atendida no PS com este ECG:

Clique na figura para ampliar:

Laudo:

Ritmo de taquicardia atrial com condução àtrio-ventricular variável.

Comentários:

O leitor ao analisar o eletrocardiograma pode ter interpretar este ritmo como fibrilação atrial o que não estaria tão errado pelo fato do traçado em DII longo apresentar o padrão de RR irregular. Entrentanto, neste ritmo com intervalos RR irregular alguns períodos são notados uma certa regularidade do ciclo principalmente no final do traçado. Entretanto, nota-se atividade atrial maior que ventricular as vezes 2 ondas P para cada complexos QRS e as ondas P encontram-se dentro dos complexos QRS e do segmento ST. O motivo dos intervalos RR serem irregulares está ligada ao fato do nó atrio-ventricular apresentar a propriedade decremental, filtrando alguns estímulos provenientes dos átrios “deixando passar” aos ventrículos depende da refratariedade do nó AV. A taquicardia atrial é comum em pacientes com cardiopatias congênitas corrigidas ou não.

Anúncios

2 respostas em “ECG 17

    • Olá Andre, sua duvida é pertinente, entretanto no caso deste traçado de DII longo é nitido a presença de linhas isoelelétricas entre as ondas P ( o que exclui um circuito macrorrentrante participando da taquicardia) principalmente no traçado superior. A positividade das ondas P em DII já excluiria por exemplo o flutter ant-horário dependente do ICT. Este traçado nos mostra uma taquicardia atrial automática e não macrorrentrante. Este paciente até tem a possibilidade de fazer um flutter sim, principalmente de origem cicatricial. Obrigado por acompanhar o nosso site.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s